Informe Jurisprudencial


Tem sido meu hábito, já há alguns anos, encaminhar por e-mail aos meus colegas de escritório uma seleção de julgados colhida dos informativos de jurisprudência do STJ e do STF. Não se trata de mero encaminhamento, pois é sempre realizada uma seleção prévia acerca das decisões que podem ser de interesse à minha área de atuação (Direito Constitucional e Direito Tributário).

Recentemente me deparei com a necessidade de consultar uma dessas decisões que, lembrava eu, tinha saído em um dos (muitos) informativos. Levei um bom tempo procurando-a nos meus e-mails (sem sucesso, ante à lentidão do sistema de busca do outlook express) e mais tempo ainda procurando-a no site do STJ.

De tal experiência concreta pude verificar que a finalidade última do encaminhamento da jurisprudência selecionada (que, além de gerar a informação, é também "filtrar" as inúmeras decisões com as quais nos deparamos no dia-a-dia) não estava sendo cumprida, pois tive todo o retrabalho de realizar a pesquisa jurisprudencial sobre o assunto que necessitava.

Daí surgiu a idéia de, em vez de armazenar o conteúdo selecionado em e-mails, colocá-lo na própria web, com a comodidade que um sistema de busca proporciona.

Com tais idéias em mente, foi inaugurado na data de ontem o blog "Informe Jurisprudencial", ou simplesmente Infojur, que fica a partir de hoje acrescentado à minha lista de links que você encontra no lado esquerdo desta página.

O referido Blog receberá o conteúdo da "filtragem" jurisprudencial que venho fazendo, tendo por marco inicial os informativos do STF e do STJ do mês de janeiro de 2009. Serão destacadas as decisões que versem sobre Direito Tributário, Direito Constitucional e questões ligadas ao exercício da profissão de advogado.

Destaco que o propósito do Infojur é completamente diverso deste Blog, de forma que ambos continuarão sendo regularmente atualizados.

Em tempo: o blog Infojur é criado dentro do contexto do "Maior Desafio da Blogosfera Jurídica Brasileira".


Comentários

Postagens mais visitadas